domingo, 30 de junho de 2019

Reflexão X Planejamento

                            Resultado de imagem para imagem de PPP escolar 

     Não tem como não repensar a postagem do dia 7 de maio de 2018. Nela descrevo sobre minha preocupação em relação ao PPP da escola que estava em processo de reconstrução e que para minha surpresa em uma reunião pedagógica do início do ano letivo o tema avaliação veio a tona devido a dúvidas de alguns professores, e quando eu questionei que o PPP deveria ser retomado para estudo e discussão pelo grupo, obtive como resposta que ele estava pronto e enviado a SMED. Isto na época me deixou muito incomodada, fazendo com que eu cobrasse uma atitude da direção, o que gerou certo desconforto por parte da equipe (supervisão e coordenação), pois o documento estava sendo organizando por eles. 
     Algum tempo passado e o PPP volta para ser reconstruído pelo coletivo. Tudo certo até então, pois, volta a ser pauta de reunião e de reflexão. Porém, passado mais um tempo e ele deixa de ser pauta, até que há cerca de um mês, para minha surpresa, fico sabendo que o documento estava novamente na mantenedora para ser aprovado. Como assim? Tudo de novo!
     Portanto, aquelas dúvidas e incertezas pedagógicas que permeiam o nosso dia a dia na escola, continuam não tendo o devido valor por parte da equipe diretiva, em especial pela coordenação pedagógica.
     Neste sentido, fico me questionando porque questões como estas, que são primordiais ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, parecem não ser tão importantes e necessárias para alguns professores. Há uma certa resistência a respeito de se repensar e reorganizar um documento importante, que norteia as demandas e necessidades da escola e dos alunos. 
      Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.
      Entretanto, para que isto venha acontecer, o pedagógico deve tornar-se mais político e o político, mais pedagógico. É preciso desenvolver práticas pedagógicas de planejamento reflexivas que permitam a participação de todos e que venham ao encontro das necessidades da  da instituição escolar e da comunidade.
     Rays, diz que: "o ato de planejar o ensino revela sempre, por parte do educador, uma atitude axiológica, ética, política e pedagógica, que pode ou não contribuir para uma formação de qualidade dos educandos" (2000, p. 96). Pois, se queremos superar o planejamento tido como um ato mecânico é preciso construir um planejamento que expresse um processo educativo de qualidade.


FERREIRA, I. Projeto político-pedagógico. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/ppp>.  Acesso em 29 njun. 2019.
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2407153/mod_resource/content/2/Planejamento%20de%20ensino%20um%20ato%20pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gico%20de%20Rays.pdf


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