domingo, 30 de junho de 2019

Copiar e repetir II



  Em minha postagem do dia 24 de setembro de 2017, descrevo minha  conversa com uma colega.       Nesta conversa, falávamos sobre o modelo pedagógico  predominante nas salas de aula da nossa escola. O motivo da conversa era exatamente sobre como nossos alunos estão acostumados a só copiar, a só repetir. Digo só, porque este hábito gerou uma acomodação e um desinteresse por parte dos alunos em interagir, indagar, questionar e/ou refletir sobre os assuntos propostos e trabalhados.
   E este, foi um dos motivos da minha escolha em relação a turma para a realização do estágio curricular obrigatório. Pois, enquanto professora educadora, me senti responsável em priorizar aos alunos um ambiente colaborativo, letrado e dialógico, onde as aprendizagens fossem envolventes e desenvolvessem a capacidade de agir,  pensar e se posicionar.  Tendo consciência que não existe aprendizado, seja ele qual for, por meio de pressão, imposição e tempos determinados,  percebendo e respeitando que cada aluno tem seu tempo de aprendizado e seu ritmo próprio.
   Como diz Becker, precisamos mudar as ações, os verbos. Precisamos deixar de incentivar à prática do "copiar e repetir", limitando os alunos e condenando-os talvez, ao fracasso escolar. Precisamos proporcionar às práticas que estimulem a reflexão, a compreensão, a interpretação, o questionamento, a formulação, a transformação, a opinião, enfim, usar de todos os verbos que estimulem a construção e o desenvolvimento significativo do sujeito, enquanto aluno e cidadão, com todas as suas potencialidades e especificidades.
   Neste sentido, a partir do curso e das orientações do estágio, e a partir das reflexões e das aprendizagens, pude através do desenvolvimento da prática reflexiva, perceber e rever minha postura, meu fazer, e particularmente, a refletir sobre o aluno percebendo-o como sujeito que constrói sua aprendizagem, respeitando e mediando seu processo e estimulando para que tenha autonomia. 


Becker, fernando. Escola - mais laboratório e menos auditório. TEDxUnisinos, Disponível em <


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário