sábado, 29 de junho de 2019

Mudanças & Transformações parte II

Resultado de imagem para imagem de escola em transformação
  Nesta revisitação ao blog, acho que a postagem que mais me chamou atenção ao fazer a releitura, foi a do dia 26 de novembro de 2017. 
   Nela descrevo um momento vivenciado pela escola e seu corpo docente, na qual tenho muito orgulho em relatar mas ao mesmo tempo tenho muita tristeza por não fazer mais parte do nosso dia a dia. 
   Na época da postagem, descrevo  que na minha escola, mudanças aconteceram e com elas transformações positivas surgiram. Pois, a partir delas, surgiram professores que "gostavam do que faziam e faziam com prazer, com amor. Sabiam que aprender é uma aventura criadora, é construção, é reconstrução é mudança, é transformação. Sabiam que a prática educativa leva a um saber geral e a vários saberes especiais que estão ligados a prática docente, isso, "leva a interdisciplinaridade, leva a confluência de vários conhecimentos em prol da melhoria da aprendizagem, aprendendo a conhecer as relações e os significados existentes das diferentes disciplinas; aprendendo a fazer criativamente; vivendo em conjunto numa atitude trans-cultural, trans-religiosa, trans-política e transnacional; e aprendendo a ser com espírito científico num eterno aprendizado, pois sua formação é transpessoal".
   Entretanto, hoje, já não posso dizer a mesma coisa. O dia a dia da escola está desgastado, os professores que lá estão, estão cansados, desmotivados. As ações construídas até então àquele tempo se perderam. Sinto que estamos sem um norte, que precisamos de metas, de reflexões e ações consistentes que precisam ser construídas e praticadas em prol dos alunos e da comunidade.     Sinto que é preciso deixar o egocentrismo e o estrelismo de lado. Pois, é preciso compreender e definir ações pertinentes ao enino e aprendizagem de modo dialógico e reflexivo, ciente de que o fazer pedagógico precisa contemplar a realidade e a necessidade dos alunos e estar fundamentada em uma epistemologia construtivista, ou seja, com uma proposta de pedagogia relacional.
   Nesse sentido, transcrevo a escrita da primeira postagem, por concordar que a prática reflexiva se faz necessária e deve estar baseada nas competências profissionais, onde, para melhorar a qualidade do ensino é preciso conhecer e avaliar a intervenção pedagógica dos professores. Tanto os processos de aprendizagem como os de ensino são um meio para ajudar os alunos em seu crescimento e, é um instrumento que permite ao professor melhorar sua atuação em sala de aula. (ZABALA,1998) 
  Portanto, uma atitude reflexiva permanente possibilita uma análise mais complexa do oficio do profissional da educação, estabelecendo uma relação crítica com o saber, ação essencial para a construção da identidade de formador competente.

http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/educador.pdf
https://pt.linkedin.com/pulse/diferen%C3%A7a-entretransi%C3%A7%C3%A3o-e-mudan%C3%A7a-vera-l%C3%BAcia-de-castro
https://gutennews.com.br/blog/2016/09/20/as-transformacoes-na-educacao/
http://universidadebrasil.edu.br/portal/a-formacao-do-professor-a-pratica-reflexiva-e-o-desenvolvimento-de-competencias-para-ensinar/



Nenhum comentário:

Postar um comentário