Em minha postagem do dia 11 de abril de 2017, relato sobre minha angústia em relação a falta de professores. Infelizmente dois anos se passaram e a situação continua a mesma. Estamos quase encerrando o primeiro semestre e ainda temos falta de professor na escola.
Com isto, toda uma situação de organização e planejamento são afetados, gerando um desgaste e um comprometimento no ensino e aprendizagem dos alunos, acarretando uma educação defasada e cheia de lacunas.
Ficamos indignados e angustiados frente esta situação, ao mesmo tempo em que ficamos à mercê da mantenedora.
Esta situação causa uma quebra da linha que conduz os estudos, que conduz as ações de sala de aula e a rotina da escola. Afeta diretamente o processo ensino de aprendizagem dos alunos. Considerando que já estamos vivenciando um momento difícil na gestão escolar, o que vem causando insegurança e conflitos internos, principalmente na coordenação pedagógica, o que afeta diretamente o grupo de professores.
Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
De acordo com o trecho do livro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, de Lev Vygotsky, "O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer."
Neste sentido, o trecho destaca que, para gerar desenvolvimento, que o aprendizado precisa ser organizado - pelo professor, por exemplo, que na interação com os alunos tem o conhecimento específico para mediar o acesso a diferentes saberes.
Mesmo sendo a minha função no momento, tenho substituído e portando entrado para dar aula em diferentes turmas, o que tem me deixado extremamente angustiada e pensativa. Pois tenho ciência das consequências que esta situação causa, compreendendo que a sala de aula é o principal espaço escolar que deve ser estruturado para o desenvolvimento das atividades escolares, pois, é nela e a partir do professor que acontecem as principais relações do ensinar e do aprender.
A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores, Lev Vygotsky, 224 págs., Ed. Martins Fontes, tel. (11) 3116-0000 (edição esgotada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário