sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Meu Blog termina aqui...

    Resultado de imagem para imagem de blog   
       Em 1º de abril de 2015, meu Blog iniciou assim:  Após um período de quase seis anos fora da sala de aula, aqui estou eu novamente, retomando o que parecia um sonho distante, concluir minha graduação em Pedagogia, e agora com um glamour a mais...na UFRGS.

      Este é um recomeço cheio de expectativas, dúvidas e reflexões, mas com a certeza de que haverá muita aprendizagem, troca de experiências e novas amizades.

  Hoje, 21 de fevereiro de 2019, termino meu Blog dizendo assim: Aprendizagem é troca, interação, acolhimento, transformação. E foi isto que o curso nos proporcionou ao longo dos semestres e através das interdisciplinas. Proporcionou um aprimoramento no nosso olhar nos tornando professores mais reflexivos e abertos as trocas, a interação, ao acolhimento e a transformação. Nos fazendo acreditar que só há aprendizagem se houver transformação/movimento. Neste sentido, posso dizer que fomos transformadas  e/ou movimentadas a olhar e a refletir sobre nossas práticas e nossos objetivos.
     Este movimento reflexivo sobre as práticas, com certeza foi nossa grande aprendizagem, não só como professores, mas também como alunos e principalmente como sujeitos atuantes e comprometidos com uma educação de qualidade e de direito para todos. 
    Alarcão (2005) conceitua o professor reflexivo, descrevendo-o como um profissional que necessita saber quem é e as razões pelas quais atua, conscientizando-se do lugar que ocupa na sociedade. A autora acrescenta ainda que “os professores têm de ser agentes ativos do seu próprio desenvolvimento e do funcionamento das escolas como organização ao serviço do grande projeto social que é a formação dos educandos” (ALARCÃO, 2005, p. 177).
    Para finalizar cito Freire (1996, p. 39), quando afirma que “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. E é assim que encerro meu blog, como uma professora prática reflexiva, com olhar crítico e analítico, capaz de criar suas próprias ações, de administrar as complexidades e de resolver situações problemas por meio da integração entre a teoria e os conhecimentos práticos adquiridos.


 Referências
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
https://marialuizagoulartufrgs.blogspot.com/2015/04/apos-um-periodo-de-quase-seis-anos-fora.html#comment-form

Um comentário:

  1. Olá, não esqueça do eixo IX e a escrita do TCC! Logo voltaremos para o início do último semestre!

    ResponderExcluir