Nela, descrevo a literatura como uma forma de expressar sentimentos e adquirir conhecimentos, onde através da leitura e suas provocações podemos ser, ter, sonhar e viajar para onde queremos conhecer, com liberdade de escolhas, com imaginação, oportunizando uma desacomodação e uma nova visão de mundo. E este, era um dos propósitos do projeto, uma nova visão de mundo, onde as famílias fossem participantes deste processo.
Paulo Freire (2000) vê o ato de ler como uma forma de conhecer o mundo, afirmando que a leitura não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da língua escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.
Como sabemos, a participação da família tanto no incentivo ao hábito da leitura quanto a participação no processo de alfabetização, são fundamentais para o aprimoramento de aspectos sociais, cognitivos, linguísticos e criativos indispensáveis ao desenvolvimento da criança e ao futuro cidadão apto a ocupar seu espaço na sociedade e no mundo. Conforme Nunes, ler é mais que contar alguma coisa, é literalmente encantar. Ler é conhecer o mundo.
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e também de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita (no caso a alfabetização).
Neste sentido, posso dizer que através da literatura e do projeto de incentivo a leitura ("Maleta Viajante"), pude contribuir de alguma forma na construção do processo evolutivo das aprendizagens e no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos enquanto sujeitos em formação, mediando na construção do pensar e do agir com mais autonomia, dialogicidade e muita provocação.
Referências
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez Ed., 2000
http://marialuizagoulartufrgs.blogspot.com/2016/04/literatura-e-suas-provocacoes.html#comment-form
http://peadestagio00258065.pbworks.com/w/page/130913316/Reflex%C3%A3o%2012
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