domingo, 2 de dezembro de 2018

Repensando no coletivo

                                                        Imagem relacionada
       Dando continuidade as postagens e ao tema Ética, repenso e reescrevo o texto postado em 05/10/2017, marcado como Coletivismo - Filosofia da Educação.
       Resolvi reescrever sobre coletivismo por estar fundido ao tema ética. Afirmando, que não existe ética sem coletivismo e vice e versa. Uma vez que a ética está associada as relações interpessoais e suas ações no coletivo.
      Diante da situação descrita na postagem anterior de falta de ética e de respeito e em concordância com o texto "Formação e atuação dos professores: dos seus fundamentos éticos", a ação do educador e a prática educativa, demandam todo um fundamento cuidado ético, pois, a educação é uma modalidade de ação intrinsecamente relacionada à existência do outro", ou seja, ética está diretamente relacionada ao pensar e agir em função do bem da coletividade.
      Infelizmente, esta ética como um bem coletivo, muitas vezes não se faz presente dentro do ambiente escolar. 
      Mesmo se pensando a escola como espaço de formação do sujeito e na necessidade de se ter uma postura de respeito ao próximo, em muitas situações a mediação pedagógica para o exercício de reflexão sistemática, que deveria acontecer para o desenvolvimento de uma sensibilização ética, estética e política, tão indispensáveis ao ambiente escolar, não se fazem presentes no seu dia a dia.
      É importante ressaltar, que a reflexão sobre a prática e na prática, promove uma série de mudanças fundamentais no perfil do profissional da educação. E estas mudanças de fato só serão possíveis, se houver explícito neste ato a reflexão crítica da própria prática, pois a educação é uma modalidade de ação intrinsecamente relacionada à existência do outro.
     Neste sentido, cabe ressaltar que o professor como "modelo" e inspiração de atitudes morais e sociais, deve estar atento ao seu mode de agir e de ser frente aos alunos, prezando pela ética e pelo respeito aos demais profissionais e principalmente aos seus educandos. Não com autoritarismo, mas com coerência e bom senso, na busca pela verdade e pelo diálogo como meios para se atingir os objetivos e as práticas pedagógicas necessárias a formação do sujeito e a construção dos saberes.
      Como escreve Sonia Kramer,

                                                        “Precisamos pôr na ética nossas mãos e nosso coração. Não uma ética                                                                                          supostamente tecida na solidão de um sujeito individual (...) nem, tampouco,                                                                              uma ética definida na crueza de normas predeterminadas (..) mas uma ética                                                                                que, tecendo-se nos confrontos e se desenhando a partir da diversidade de vida                                                                            comum não abdica nunca de si mesma (...) trata-se pois de uma nova forma ética                                                                        política (..) uma ética que concretiza, assim sua ligação visceral com a educação”                                                                      (‘Kramer, 1993, p. 170-17]).

Referência
KRAMER, Sonia. Por Entre as Pedras: Arma e Sonho. São Paulo: Ática, 1993. 
https://marialuizagoulartufrgs.blogspot.com/2017/10/coletivismo.html


2 comentários:

  1. Olá! A proposta do eixo VIII em Seminário Integrador é revisitar as interdisciplinas do primeiro ao quarto semestre. Deverá nas próximas postagens cuidar com as interdisciplinas desses eixos. Att Glauber Moraes

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  2. Olá Glauber!
    Sim estou ciente já! Foi um equivoco meu. Fiz uma pequena confusão, mas já falei com a Mariangela me justificando.
    Obrigada!
    Att Maria Luiza Goulart

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