Não poderia deixar de repensar sobre a postagem de agosto de 2015, na qual escrevo sobre o workshop, dizendo assim:
"Apesar de toda a ansiedade e insegurança geradas em relação a criação e a apresentação do workshop, posso dizer, que foi um momento muito rico em relação as trocas de experiências e muito significativo em relação as aprendizagens, principalmente com o uso das tecnologias.
Minha maior incerteza, era em montar uma apresentação em power point, pois nunca havia feito, porém, não foi tão difícil quanto parecia. Adorei o resultado, principalmente pelo fato de que fiz praticamente sozinha, sendo desafiada a imaginar e montar algo, que até então, era totalmente novo para mim.
Em relação a parte escrita, não me preocupei muito em certo ou errado, como era um relato da minha trajetória em relação a minha aprendizagem e prática durante o semestre, coloquei ou tentei colocar, exatamente como estava me sentindo. Para isso, usei os quatro pilares da Educação, de Jacques Delors, como referencial para descrever a minha aprendizagem, pois, através deles consegui expressar gradualmente a minha caminhada em aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, acreditando que um complementa o outro".
Hoje, passados mais de três anos, posso dizer que quase nada mudou em relação ao workshop. Há não ser o fato de que a ansiedade e a insegurança são sentimentos já superados quase na sua totalidade.
Continuo afirmando que este, é um momento extremamente rico e significativo em relação a troca de experiências, aprendizagens e vivências. Neste sentido, o workshop nos proporciona expressar um pouco da nossa trajetória, através da reflexão sobre nossas ações, nossas práticas e nossas aprendizagens. Portanto, não há certo ou errado. Há a construção dos saberes de cada um. Onde, de acordo com Paulo Freire (1987, p.68): "Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes".
Segundo Jacques Delors, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver aprendizagens fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário