Hoje, foi um dia muito especial para nossa escola e nossos alunos. Foi o dia de participar do 3º FECEA (Festival de Cinema de Alvorada), e receber o reconhecimento pelo Projeto Primeira Tela, desenvolvido pelo colega Prof. Adailton Moreira, na EMEF Leonel de Moura Brizola.
O projeto desenvolve a Educação e Linguagem Cinematográfica, com o tema Construindo Sonhos, Cognição e Protagonismo Juvenil, oportunizando aos alunos a criação de filmes de pequena duração, conhecidos por curtas.
Nossa escola concorreu aos prêmios com a participação do curta Anne, filme criado e editado pelos alunos com o empenho e dedicação do professor Adailton, que mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, tais como: falta de recursos, espaço físico, material e muitas vezes de tempo, nunca desanimou, sempre se mantendo perseverante e acreditando no potencial da gurizada.
E hoje, graças a sua garra e coragem em acreditar que um dos grandes desafios dos educadores é penetrar no mundo real dos alunos, que nossa escola através do projeto e do filme Anne, recebeu dois prêmios disputados em duas categorias e isso acontece quando o aluno consegue acreditar no trabalho que os mesmos realizam na co-autoria de seus fazeres.
E foi através desse acreditar que o saber não chega sem a procura, e que os docentes precisam se conscientizar de que o fazer pedagógico só tem eficiência quando mudamos nossa prática educativa buscando atender as necessidades reais e urgentes dos nossos alunos, que este projeto obteve reconhecimento e atingiu seu objetivo maior, o protagonismo dos nossos alunos.
Segundo FREIRE (1996, p.45) “o que importa, na formação docente, não é a repetição mecânica do gesto, este ou aquele, mas a compreensão do valor dos sentimentos, das emoções, do desejo, da insegurança a ser superada pela segurança do medo que, ao ser educado, vai gerando a coragem”. A coragem do uso social do conhecimento como mecanismo de (re)construção do meio e dos pensamentos que fazem emergir uma sociedade diferente, fomentadora das necessidades mais urgentes de seus partícipes.
Portanto, hoje, posso dizer com muito orgulho que esta premiação é marco de superação e coragem na re(construção) da autoestima e da fomentação de promoção expressiva dos alunos, na perspectiva de favorecer o surgimento de atores autônomos, críticos e criativos na sociedade local e planetária.
Fonte:http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-fazer-pedagogico-processo-aprendizagem.htm
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