Algumas de minhas postagens e até mesmo situações diárias dentro da escola, muitas vezes me provocam reflexões e me deixam dúvidas a respeito dos papéis e/ou funções da coordenação e da supervisão.
Acredito que isto ocorra não por que eu desconheça essas atribuições, mas por haver habitualmente uma distorção dentro dos espaços escolares.
Entretanto, após ler uma reportagem da revista Nova Escola sobre gestão escolar, pude perceber que em muitas escolas, como a minha por exemplo, há uma mistura e/ou uma sobrecarga em algumas ações do coordenador, o que acaba ocasionando um distanciamento das suas atividades relacionadas a parte pedagógica em função das burocráticas.
Esta, é uma questão que necessita de reflexão e apropriação por parte da equipe diretiva como um todo, através de reflexões como: qual é o papel da coordenação na escola? o que a equipe e o grupo de professores esperam desse trabalho? o que a coordenação pode fazer para melhorar a articulação do processo educacional? que ações podem ser promovidas pela coordenação para que haja melhorias do ensino e da aprendizagem na sala de aula?
É a partir das reuniões pedagógicas que o coordenador juntamente com a equipe diretiva, precisam estabelecer parcerias com os docentes, transformando a escola em um espaço de conhecimento por meio da formação permanente.
Neste sentido, cito uma frase da reportagem que diz: "Algumas tarefas administrativas podem fazer parte da rotina, contanto que sejam planejadas e não atrapalhem os momentos formativos", pois, compartilho desta ideia e também acredito que, são estes momentos que se fazem necessários ao desabrochar do pensamento reflexivo, onde, “gerir uma escola reflexiva” discute a organização da escola com o objetivo de criar condições de reflexibilidade individuais e coletivas e de requalificação profissional e institucional.
"O pensamento reflexivo é uma capacidade, como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode se desenvolver-se.
Para isso tem de ser cultivado e requer condições
favoráveis para o seu desabrochar," ( ALARCÃO,1996,P.9)
Fonte:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1527/como-conciliar-as-tarefas-burocraticas-com-as-acoes-formativas?utm_source=tag_gestaoescolar&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link
http://professoraltairdopsol.blogspot.com.br/2009/12/professores-reflexivos-em-uma-escola.html
Olá! É essencial que a escola tenha os setores pedagógicos para conseguir desenvolver um projeto político pedagógico que se desenvolva na prática e ultrapasse os anseios do documento. Tua colocação está pertinente a realidade escolar e o que deveria acontecer na prática. Dialogue com a equipe diretiva para que os setores consigam trabalhar em parceria com os professores da escola! Att Glauber Moraes
ResponderExcluirTutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS