Com tantos marcos legais, leis e diretrizes curriculares, é difícil pensar que nos dias de hoje, alunos de inclusão ainda não tenham garantidos seus direitos mínimos dentro da sala de aula, como por exemplo, o uso do currículo adaptado com proposta de atividades e intervenções adequadas as suas necessidades e especificidades.
Este, é um direito do aluno e um dever da escola, de promover oportunidades de aprendizagem e socialização adequadas ao pleno desenvolvimento das suas habilidades e competências.
Ao observar e refletir fico me questionando, se isso é só falta de informação ou é falta de boa vontade mesmo. Boa vontade em buscar estas informações e de buscar subsídios na tentativa de melhor incluir estes alunos.
Entretanto, é lamentável e injusto pensar que estes alunos ficam "largados e esquecidos" (por conta da vontade alheia) dentro das salas, sem estímulos e sem serem vistos como sujeitos que tem direito à aprendizagem, a socialização e a inclusão dentro destes espaços.
Porém, é necessário que o sistema educacional seja reestruturado e que a escola desenvolva um trabalho pedagógico integrador, com qualificação dos professores, além de apoio e valorização do seu trabalho, mostrando que a escola pode ser de fato um espaço apropriado e com condições adequadas à inclusão.
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