Hoje, após conversar com uma colega na qual refletíamos sobre a necessidade de se repensar as estratégias metodológicas nas turmas de alfabetização da nossa escola, eis que a noite me deparo com o texto "Consciência Fonológica e Aquisição da Linguagem Escrita: relações e implicações para a prática pedagógica".
Coincidência ou não, não sei, mas o texto veio exatamente ao encontro das considerações que estávamos fazendo sobre o processo de alfabetização. Pois, nossa reflexão se deu a cerca da necessidade de "se pensar em um trabalho escolar que promova a relação entre a consciência fonológica e a linguagem escrita na prática pedagógica, onde o professor exerce o papel de mediador, auxiliando a criança a refletir sobre as palavras em sua dimensão sonora ao mesmo tempo em que analisa as partes gráficas", como foi colocado pelas próprias autoras.
Neste sentido, concordarmos que há uma relação recíproca entre a consciência fonológica e a aquisição da linguagem escrita, "cabendo ao professor o planejamento de estratégias sistematizadas que contribuam para o desenvolvimento e o avanço no processo da aprendizagem, permeando as dimensões da alfabetização e do letramento e considerando as especificidades de cada processo".Onde, "ler e escrever pressupõem o domínio de inúmeras habilidades, exigindo diferentes capacidades e vai muito além do simples ato de decodificar palavras. A aprendizagem da leitura e da escrita atravessou e atravessa um longo percurso. Nesse processo, de acordo com Godoy (2005), o ponto inicial da interseção entre a linguagem oral e a linguagem escrita é a relação entre letras e sons. Dessa forma, as características fonológicas da língua oral e as características do sistema de escrita contribuem como elementos facilitadores dessa aprendizagem".
Fonte:
http://blog.newtonpaiva.br/pos/e11-ped-01-consciencia-fonologica-e-a-aquisicao-da-linguagem-escrita-relacoes-e-implicacoes-para-a-pratica-pedagogica/
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