Sábado foi dia da Feira de Ciências e Tecnologias na minha escola. Foi um dia muito especial e importante não só para os alunos e comunidade, mas também para nós professores. Digo isto, em função de vários relatos e desabafos reflexivos positivos de alguns professores no final da manhã letiva.
Este, é um evento que mexe com a escola, mexe com a rotina da sala de aula, e portanto, mexe com a acomodação pedagógica da maioria dos professores.
Normalmente, a maioria dos professores desenvolvem aulas muito tradicionais, sem proporcionar nenhum tipo de desacomodação aos alunos e as aprendizagens.
Como nas semanas que antecederam a feira, foram semanas de muito planejamento, movimento e organização, podemos dizer que isto promoveu uma maior articulação entre os alunos e demais seguimentos da escola, principalmente no que diz respeito ao comportamento dos professores em relação aos alunos e as questões pedagógicas da sala de aula e demais espaços escolares.
Muitas práticas tradicionais foram percebidas e revistas, levando alguns professores a compreender a importância e a necessidade em levar o aluno a ser sujeito ativo no seu processo de aprendizagem. Onde, para construir e apresentar os trabalhos e concordando com Comênio, o elemento do realismo no ensino "propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram" (cap. 18).
Neste sentido, a feira serviu como atividade desencadeadora e reflexiva para novos planejamentos, novas práticas e portanto, novos saberes. Saberes que precisam ser experimentados e transformados em novos conhecimentos, em novas aprendizagens.
De acordo com o texto de Maria Isabel Dalla Zen e Maria Luisa Xavier, "o planejamento é processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento se fundem, são indissociáveis".
Fonte:
Texto de Johannes Doll e Russel Rosa "A metodologia tem história".
Texto de Maria Isabel H. Dalla Zen e Maria Luisa M. Xavier "Planejamento em destaque Análises menos convencionais" em https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1473014
Nenhum comentário:
Postar um comentário