De acordo com o professor Daniel, cultura, estruturas sociais e tecnologias são variáveis interdependentes, ou seja, se influenciam mutuamente uma a outra. Assim, podemos dizer que técnica e tecnologia estão arraigadas nos aspectos culturais, uma vez que a tecnologia está relacionada ao tempo, ao espaço e ao lugar.
A tecnologia criou novos meios de comunicação, que criaram novas formas de ação e interação no mundo social.
Novas tecnologias possibilitam a interatividade com o mundo, facilitam o acesso à informação e influenciam como interagimos com outras pessoas, criando novas formas de comunicação e de tipos de relacionamentos sociais, tanto pessoais como profissionais.
Neste sentido, toda a tecnologia de alguma forma nos condiciona a uma cultura que vai além do próprio uso dela, como por exemplo, mudou a forma de muitas pessoas se comunicarem no dia a dia, onde a presença física para interagir com os outros se torna menos necessária à medida que mais pessoas se comunicam virtualmente, criando novas formas de ação e interação e novos modos de exercer poder, que não mais dependem de uma localização fixa.
Entretanto, todo esse dinamismo cultural que afeta a sociedade repercute na escola e a
educação também sente os efeitos da ampliação desses mecanismos tecnológicos. Por isso, é essencial se pensar qual o papel da escola na preparação
dos indivíduos em sua relação com as tecnologias, sendo que estão
presentes em todos os segmentos da vida.
Na educação, é preciso que o professor assuma um papel autoral da docência no uso das tecnologias digitais, compreendendo a importância da intencionalidade do seu uso e do seu potencial.
De nada adianta a escola investir em tecnologias, se o seu uso não for adequado e/ou suficiente para proporcionar transformações e novos conhecimentos.
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca dez competências gerais da Educação Básica, dentre as quais uma está relacionada ao uso das tecnologias dentro da escola:
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e
comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas
práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e
disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas
e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Referências
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2410580/mod_resource/content/1/MAriaIsabelCunha_InovacoesPedagogicas.pdf
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2425153/mod_resource/content/4/SCHLEMMER_O%20trabalho%20do%20professor%20e%20as%20novas%20tecnologias.pdf
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf
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