domingo, 27 de maio de 2018

Brincar - aprender e ensinar com prazer


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     De acordo com a Profa. Dra. Tânia Fortuna, em sua palestra  "Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar", podemos compreender e refletir sobre a importância do brincar  em sala de aula.
      Todas as crianças brincam e é por meio do brincar que as crianças aprendem sobre si mesmas e o meio que as rodeia.
   Durante a infância, o brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual das das crianças, daí a importância e a necessidade da sua promoção em sala de aula.
   É através dos jogos e brincadeiras, que as crianças desenvolvem habilidades importantes como a atenção e concentração, imaginação, criatividade, habilidades motoras, memória, força, equilíbrio, liderança, controle da ansiedade, reflexão, trabalho em equipe, socialização, raciocínio lógico e estratégico, dentre outras.
    Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecimento do valor da brincadeira no desenvolvimento das crianças. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
     O jogo e/ou brincadeira são formas da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos, onde o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
   É de suma importância que tanto a família quanto a escola tenham consciência da necessidade de disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras proporcionando momentos lúdicos e prazerosos de aprender e ensinar, contribuindo para o pleno desenvolvimento das crianças.
      Na sala de aula, o brincar entra como recurso pedagógico, que proporciona à criança momentos em que ela pode mostrar sua agilidade através da competição, refletir sobre o fazer, organizar e desorganizar, construir e reconstruir, crescer nos aspectos culturais e sociais como parte essencial de uma sociedade.
   Nas palavras de Ferreiro (1988), Brincar “é divertir-se e entreter-se infinitamente em jogos de criança” Lúdico - “que tem caráter de jogos, de aprender brinquedo e divertimento; é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana” (FERREIRO, 1988, p.139).
  
Fonte:
http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-brincar-no%20desenvolvimento-da-crianca/4448/
   

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