domingo, 18 de março de 2018
Será coincidência???
Em nossa primeira aula do Eixo VII, Seminário Integrador, foi proposta uma atividade reflexiva sobre escolas democráticas. Este tema, veio bem ao encontro de uma situação ocorrida na minha escola, em nossa primeira reunião pedagógica.
Coincidência ou não, foi em boa hora!
Nesta reunião, foi apresentado pela supervisão o calendário escolar com todas as datas já definidas.
Sim, digo definidas porque ao ser questionado sobre a possível mudança na organização de algumas datas, percebeu-se uma certa resistência por parte da supervisão, que justificava insistindo com sua posição.
Não consegui ficar calada, tive que questionar se aquele calendário era para ser refletido e decidido pelo grupo ou se já estava definido por ele, não permitindo sugestões ou questionamentos e ponto final.
Estes meus questionamentos não foram bem aceitos o que gerou um clima desagradável por parte da supervisão, pois acredito que ele tenha levado para o lado pessoal.
Lamentável, pois penso que estas são construções democráticas que devem ser abertas a participação de todos, onde a participação na reunião pedagógica não pode ser passiva, levando em conta que estes são momentos de extrema reflexão e construção, pois estamos num constante processo de aprendizado.
Neste sentido, podemos dizer que a reunião pedagógica é um momento especial para o resgate do coletivo e o exercício da democracia dentro da escola, onde, "o diálogo entre os professores é fundamental para consolidar saberes emergentes da prática profissional" (Nóvoa, 1992b: 26).
Por tanto, é preciso que se repense as práticas dentro das escolas. A escola democrática que tanto queremos, só será construída a partir da busca de novas práxis que permitam a participação e o exercício da reflexão. Para FREIRE, "pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo" (Freire, 1981a: 11).
Referência bibliográfica
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico – Do Trabalho Político-Pedagógico ao Cotidiano da Sala de Aula. 11ª ed. São Paulo: Libertad, 2009.
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Olá! Não consigo também assimilar essa questão de definições em grupo quando já se apresentam tudo engessado. Deve-se na escola haver esses espaços de diálogo e debate. Todos os seus argumentos foram defendidos com teóricos já estudados no curso! Parabéns!
ResponderExcluirContinue se dedicando!
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VII
PEAD UFRGS