terça-feira, 27 de março de 2018

Continuando...


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       Hoje faço outra reflexão dando continuidade à primeira postagem, na qual coloco a importância e a necessidade do exercício de práticas participativas e reflexivas para o resgate da democracia e da construção coletiva dentro da escola.
       Assim como naquela postagem, hoje venho relatar outro fato ocorrido na escola e que veio bem ao encontro a proposta da interdisciplina de Linguagem e Educação.
       No final do ano passado, foram comentadas algumas possibilidade de mudança nos projetos da hora atividade. Porém, nada ficou definido e tampouco foi colocado para uma apreciação e/ou aprovação do grupo.
       Entretanto por decisão da supervisão, foram trocados os projetos da escola para este ano, sendo apresentados como sendo um projeto de linguagem e um projeto de letramento, o que gerou certa insatisfação por parte de alguns professores, inclusive eu, por entendermos que estes projetos são afins, análogos, indivisíveis. Afinal, não consigo compreender uma proposta de trabalho com linguagem onde o letramento não se faça presente e vice-versa.
       Pois bem, ao questionar a supervisão sobre qual a diferença entre o projeto de linguagem e o de letramento, obtive como resposta a seguinte explicação: " o projeto de linguagem trabalha a expressão corporal, a música,..., enquanto que o de letramento trabalha mais com a alfabetização."
       Fiquei incomodada, pois não consigo compreender a linguagem separada da alfabetização e separada do letramento. Uma coisa está dentro da outra, ligada a outra, relacionada a outra. São processos de aquisição distintos, mas que se constroem ativa e simultaneamente. 
       Para minha felicidade, na mesma semana tivemos uma excelente aula de Linguagem e Educação, na qual o assunto trabalhado para minha satisfação foi "o que é linguagem"?
       Naquele momento, minhas certezas foram reafirmadas e pude perceber que meus questionamentos eram pertinentes e estavam fundamentados. 
       Afinal, falar em linguagem é considerar múltiplas variáveis, é combinar vários elementos como: fala, som, gestos, códigos, imitação, repetição, interação. É construção social, é troca afetiva e relacional, é expressão, é inserção ao meio letrado e alfabetizado.

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