quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Dificuldades de Aprendizagem

    

    


    

     Através do nosso Projeto de Aprendizagem, procuramos abordar uma questão que é bem pertinente nos dias atuais, o papel do professor em relação às dificuldades de aprendizagem e sua possível contribuição, ou não, para o fracasso escolar.
    De acordo com nossas pesquisas em diferentes meios, conseguimos constatar que o professor exerce um papel fundamental de mediação no processo de desenvolvimento das aprendizagens dos alunos.
        Conforme CAMPOS (1979) 

                                          Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar

                                                
“Logo que a criança nasce, começa aprender e continua a fazê-lo durante toda a sua vida. Com poucos dias, aprende a chamar sua mãe com seu choro. No fim do primeiro ano, familiarizou-se com muitos dos objetos que formam seu novo mundo, adquiriu certo controle sobre suas mãos e seus pés e ainda, tornou-se perfeitamente iniciada no processo aquisição da linguagem falada. (...) vai para a escola, onde por meio de linguagem dirigida, adquire os hábitos, as habilidades, as informações os conhecimentos e as atitudes que a sociedade considera essencial ao bom cidadão” (p. 14).
         Nesse momento, o olhar do professor com muita atenção para com os seus alunos é primordial, pois, é ele quem dará os primeiros passos para que o sofrimento do aluno não continue causando desconfortos futuros. 
         Por isso, o professor precisa estar atento diante das diferentes situações apresentadas pelos seus alunos, pois, ele será o responsável pelos cuidados necessários para com o educando, oferecendo-lhe oportunidades para que a criança possa se desenvolver com tranquilidade e confiança, planejando e organizando o trabalho com condições essenciais para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.
         Pensando nestas dificuldades e no início do ano letivo, fui em busca de leituras e encontrei alguns materiais que talvez possam nos ajudar com sugestões para a nossa prática do dia a dia.
         São estratégias simples, mas que com certeza são relevantes ao cotidiano escolar.

         Seguem as estratégias:

* Sentar a criança numa área silenciosa.
* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la na aprendizagem.
* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para segui-las.

* As rotinas de trabalho devem ser claras.
* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus períodos de atenção.
* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo que elas possam completá-lo.
* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.
* Entregar os trabalhos um de cada vez.
* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.
* Reduzir a quantidade de deveres de casa.
* Dar instruções tanto orais com escritas.
* Dar instruções claras e concisas.

* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.
* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas.
         Sabemos que não existe receita milagrosa e nem poção mágica, mas também sabemos que na correria do dia a dia, com uma sala de aula cheia e com várias demandas para dar conta, dicas e sugestões são sempre muito bem vindas. Espero que sirva de ajuda para quem precisar!


Fonte:
http://www.soescola.com/2016/09/criancas-com-dificuldades-na-aprendizagem-escolar.html
http://dificuldadesdeaprendizagem16.pbworks.com/w/page/113807356/O%20papel%20do%20professor%20%C3%A9%20fundamental     

        
     




Nenhum comentário:

Postar um comentário