Observando meu neto enquanto passávamos uma ótima semana na praia, pude desfrutar e perceber a sua evolução cognitiva.
Depois de duas idas e vindas, da casa até a beira da praia, coisa de duas quadras, fiquei encantada com a ótima noção de localização dele, quando depois me pedia para ir "pa paia", e apontava na direção correta por onde íamos. Então, lembrei das aulas de Matemática e do texto "Espaço e forma na educação Infantil", onde o autor relata a importância do ensino de habilidades de lateralização, lateralidade,
orientação espacial e percepção geométrica na Educação Infantil.
A partir das minhas pequenas observações, pude perceber e comprovar que as crianças possuem habilidades inerentes desde que nascem e, os componentes das habilidades matemáticas, de acordo com Krutetskii (1976), “são qualidades
internas de uma pessoa que permitem a realização satisfatória de uma atividade definida”
(Krutetskii, 1976, p. 74-75). Para esse autor a habilidade para aprender matemática é "Característica psicológica individual".
Por isso, posso dizer que ele está desenvolvendo plenamente suas habilidades, a partir da sua relação com o meio, com o outro e com o seu próprio corpo, demonstrando uma boa localização espacial.
De acordo com o texto, "para o
desenvolvimento da orientação espacial é necessário o desenvolvimento das habilidades de
lateralidade e de lateralização.
Dessa forma, a percepção geométrica leva a criança a reconhecer, organizar e
sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu redor e a orientação
espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar objetos tendo como base pontos de
referências".
Assim, dentro do seu tempo, cada criança começa a construir seus conceitos, e onde nós professores, devemos dar destaque as atividades práticas, levando em conta que ensinar Geometria não se limita apenas a reconhecer figuras
geométricas, mas é requisito para a construção dos conhecimentos Matemáticos. As crianças reconhecem o ambiente no qual estão inseridas, traçam estratégias para
se localizar no espaço e no tempo e esses conhecimentos devem ser expandidos na sala
de aula (BRASIL, 1999). Por isso, é válido reforçar o importante papel da Educação Infantil nesta construção e de como isto deve ser feito.
Afinal, o trabalho com a Geometria proporciona não só conhecimentos de formas,
mas também dá noções de espaço, tempo, localização e movimento (CAMPOS, 2011).
Fontes: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2462_1802_ID.pdf
http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/vi_mostra/rosana_aparecida_marcon.pdf
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