terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Construindo Conceitos...

     Observando meu neto enquanto passávamos uma ótima semana na praia, pude desfrutar e perceber a sua evolução cognitiva.
     Depois de duas idas e vindas, da casa até a beira da praia, coisa de duas quadras, fiquei encantada com a ótima noção de localização dele, quando depois me pedia para ir "pa paia", e apontava na direção correta por onde íamos. Então, lembrei das aulas de Matemática e do texto "Espaço e forma na educação Infantil", onde o autor relata a importância do ensino de habilidades de lateralização, lateralidade, orientação espacial e percepção geométrica na Educação Infantil.
     A partir das minhas pequenas observações, pude perceber e comprovar que as crianças possuem habilidades inerentes desde que nascem e, os componentes das habilidades matemáticas, de acordo com Krutetskii (1976), “são qualidades internas de uma pessoa que permitem a realização satisfatória de uma atividade definida” (Krutetskii, 1976, p. 74-75). Para esse autor a habilidade para aprender matemática é "Característica psicológica individual".
     Por isso, posso dizer que ele está desenvolvendo plenamente suas habilidades, a partir da sua relação com o meio, com o outro e com o seu próprio corpo, demonstrando uma boa localização espacial. 
     De acordo com o texto, "para o desenvolvimento da orientação espacial é necessário o desenvolvimento das habilidades de lateralidade e de lateralização. Dessa forma, a percepção geométrica leva a criança a reconhecer, organizar e sintetizar as informações oriundas dos objetos que estão ao seu redor e a orientação espacial auxilia a criança a se movimentar e a localizar objetos tendo como base pontos de referências".
     Assim, dentro do seu tempo, cada criança começa a construir seus conceitos, e onde nós professores, devemos dar destaque as atividades práticas, levando em conta que ensinar Geometria não se limita apenas a reconhecer figuras geométricas, mas é requisito para a construção dos conhecimentos Matemáticos. As crianças reconhecem o ambiente no qual estão inseridas, traçam estratégias para se localizar no espaço e no tempo e esses conhecimentos devem ser expandidos na sala de aula (BRASIL, 1999). Por isso, é válido reforçar o importante papel da Educação Infantil nesta construção e de como isto deve ser feito. 
     Afinal, o trabalho com a Geometria proporciona não só conhecimentos de formas, mas também dá noções de espaço, tempo, localização e movimento (CAMPOS, 2011). 

Fontes:  http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2462_1802_ID.pdf
 http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/vi_mostra/rosana_aparecida_marcon.pdf

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