Dando continuidade ao tema abordado no Projeto de Aprendizagem, onde exploramos a questão sobre o papel do professor frente as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar, venho dar sequência a postagem de ontem, onde compartilho algumas estratégias de como trabalhar com as crianças com problemas de atenção dentro da sala de aula. Estas, são sugestões garimpadas no site SOESCOLA.COM, que vão bem ao encontro às nossas necessidades docentes, servindo de instrumento de trabalho e auxílio à nossa prática diária.
Sendo o professor, o mediador direto do processo de aprendizagem, ele precisa estar atento as necessidades de aprendizagem de cada aluno, levando em conta suas peculiaridades, favorecendo a interação e a comunicação entre eles, mantendo uma observação constante das dificuldades apresentadas e assim, trabalhando com a adversidade em sala e estudando como a intervenção docente pode contribuir para que as diferenças existentes em sala de aula não se tornem desigualdades contribuindo para o fracasso escolar.
Gonzalez (2002, p. 241), confirma esta ideia, destacando que
Em todo processo educativo, a competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe, etc., adquire uma relevância, que nos parece decisiva para o êxito ou para o fracasso de tal processo.
Na postagem anterior, citei sugestões de como lidar com esta situação dentro da sala de aula. Hoje, venho postar dicas de alguns dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem. Para isso, devemos ficar atentos quando a criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções;
- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer;
- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar;
- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário;
- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato;
- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos;
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o 'ontem', com o 'hoje' e/ou 'amanhã';
- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
Como já havia dito na postagem anterior, não existem soluções mágicas, entretanto, um olhar diferenciado acompanhado de intervenções, se fazem necessários e pontuais no processo de ensino aprendizagem.
Fontes:
http://www.soescola.com/2016/09/criancas-com-dificuldades-na-aprendizagem-escolar.html
http://dificuldadesdeaprendizagem16.pbworks.com/w/page/113684722/O%20professor%20precisa%20administrar%20as%20adversidades
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