Falando em tempo, procurando entender o tempo, tentando fazer bom uso do tempo. Ultimamente, tenho vivido só em função do tempo. Correndo para encerrar o ano escolar, correndo para dar conta das postagens do curso, correndo para aproveitar melhor o tempo, portanto, correndo contra o tempo.
Final de ano escolar, é sempre uma correria geral para dar conta de todas as atribuições que nos competem. Além do tempo da sala de aula, ainda temos várias obrigações burocráticas à cumprir antes de encerrar o ano letivo.
Conforme o texto "QUESTÕES SOBRE O TEMPO NO ESPAÇO ESCOLAR", que nos faz refletir sobre o uso do tempo dentro das escolas, onde infelizmente, ainda vivenciamos nas escolas um tempo cronometrado, predeterminado, organizado e programado. Assim, o tempo da sala de aula continua sendo de cumprir com as obrigações, realizando atividades que contemplem os conteúdos programáticos a serem trabalhados e a carga horária de cada disciplina, seguindo os parâmetros dos calendários controlados pelas Secretarias de Educação, que muitas vezes organizam de acordo com seus interesses.
Gostaria
que nos tempos de hoje, pudéssemos vivenciar dentro dos espaços educacionais,
“Um tempo para se pensar juntos, para decidir, coletivamente, o que fazer, como
fazer, porque fazer [...] Um tempo [...], que podia ‘ser tempo de criação’ e
não o que se vivia nos últimos anos [...] tempo de repetição”, como diz
SAMPAIO, 2002.
Felizmente, encerramos o ano após cumprir com todas as questões há nós determinadas, mas, infelizmente ao iniciarmos o próximo ano, não teremos este tempo de criação, pois, como em todos os anos, teremos somente tempo para repetição.
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