quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Ano Letivo X Avaliação

     No final do terceiro trimestre e do ano letivo, minha escola precisou atualizar o Regimento Escolar e com isso, muitas decisões precisaram ser refletidas, esclarecidas e definidas. A escola, que até então trabalhava com a proposta de Ciclos, a partir do próximo ano passará a trabalhar como Seriada, conforme decisão do grupo de professores, CE e equipe diretiva.
     Esta foi uma decisão quase unânime, entretanto, no momento de definir o tipo de avaliação, se adotaríamos notas,conceitos ou pareceres, uma grande polêmica e indecisão foi gerada. 
     Infelizmente, a grande maioria dos professores preferem notas para avaliar, acham mais fácil de ser compreendido pelos responsáveis e pelos próprios alunos.
     Durante o processo de reformulação do RE, muitas coisas foram construídas em prol da qualidade e da garantia dos direitos dos alunos e dos professores, com isto, aprendemos e tomamos consciência de vários norteadores que desconhecíamos e que são fundamentais para o desenvolvimento do espaço escolar. 
      Em função destas reflexões, pude perceber como alguns professores são conservadores e apegados a métodos excludentes e classificatórios de avaliação e de construção do conhecimento.
      Por isso, a escola precisa ser um espaço de discussão, de permanente construção dos processos de conscientização, democratização, emancipação e de diálogo entre os envolvidos no ato educativo, sendo instância do processo de gestão democrática, compreendendo a avaliação escolar como um meio e não um fim em si mesma, e o ano letivo termina no final do ano mas a construção da aprendizagem é contínua.
        Acreditando que avaliar nesta nova ética é perquirir o sentido da construção realizada, da consciência crítica, da autocrítica, do autoconhecimento, investindo na autonomia, autoria, protagonismo e emancipação dos sujeitos, onde, nessa perspectiva está presente o trabalho continuo de replanejamento do processo de ensino posto que tal concepção produz impactos na sala de aula e não somente sobre o processo de aprendizagem do aluno.                  Portanto, deve assumir caráter educativo, viabilizando ao estudante apropriar-se do seu processo de aprendizagem e, ao professor e à escola, a análise aprofundada do processo dos alunos, oportunizando replanejamento e reorientação de atividades em outros espaços e tempos. 

                                      

Fonte: https://blogdorozin.blogspot.com.br/2013/12/avaliacoes-o-emancipatorias-cra-cpa-e.html



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