Bem, não há como negar que o PEAD tem sido um curso enriquecedor em termos de conteúdo, conhecimentos, trocas de experiências e muitas aprendizagens diversas.
Entretanto, acredito que o mais importante é a motivação a respeito do pensar e repensar o nosso papel dentro da escola. Somos diariamente desafiadas a refletir sobre os nossos atos e nossas atitudes. Somos diariamente desafiados a tomar consciência daquilo que fazemos e deixamos de fazer. Somos diariamente desafiados a cumprir com a nossa função e a cobrar para que cada um cumpra a sua.
Reflexão, palavra chave para pensar e repensar que toda ação tem uma reação.
Nestes últimos tempos, tenho me percebido ainda mais reflexiva do que habitualmente sou. Digo isto em função das interdisciplinas, das leituras e das ricas trocas de experiências a que somos oportunizadas a compartilhar.
Pensando conscientemente, posso dizer com toda convicção que a reflexão é uma das práticas indispensáveis e indissociáveis acerca do trabalho docente, assim como, a participação coletiva acerca das tomadas de decisões dentro da escola.
Porém, também não há como negar que infelizmente ainda encontramos resistência e acomodação tanto nas decisões coletivas como nas mudanças de cunho epistemológicos.
Precisamos de mais práticas permanentes de reflexibilidade. Nesse sentido Nóvoa (1992), p. 13, defende que:
[...] a formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimento ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de
uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar
um estatuto ao saber da experiência.
Olá! Um professor reflexivo, a escola reflexiva - promovem uma mudança permanente. Parabéns pela postagem e os indicativos de leituras.
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