quinta-feira, 11 de maio de 2017
Um encontro reflexivo...
Nosso aula presencial desta semana, foi um momento de muitas aprendizagens, trocas de experiências, questionamentos, desabafos e reflexões. Foi realmente um encontro, onde a proposta de trabalho foi ao encontro das nossas necessidades enquanto alunas e/ou professoras, pois, contemplou uma solicitação que acredito ser da maioria do grupo, que é o debate reflexivo a partir de textos estudados, desenvolvendo assim, o pensamento crítico- reflexivo para a prática profissional e para o processo de tomada de decisões.
Acredito que esta postura, é fundamental para a construção de sujeitos independentes, com opiniões próprias, questionadores, críticos e autônomos, capazes de refletir e transformar a sua realidade.
De acordo com SORDI (1998), para pensar criticamente é necessário estimular o ato reflexivo, o que significa desenvolver a capacidade de observação, análise, crítica, autonomia de pensar e de idéias, ampliar os horizontes, tornar-se agente ativo nas transformações da sociedade, buscar interagir com a realidade.
Para que isto ocorra, é necessário que o professor desenvolva a capacidade de reflexão sobre a prática. De acordo com Schön (1992), e sua teoria de prática reflexiva, para formar um profissional reflexivo, é preciso desenvolver três conceitos centrais: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação.
Voltando ao nosso encontro presencial, posso dizer que nossa noite de debate e questionamentos nos proporcionou uma ótima reflexão coletiva das nossas práticas, nos permitindo percorrer um caminho de formação profissional baseados na construção e reconstrução das nossas ações.
Referências:
SORDI, M. R. L. de; BAGNATO, M. H. S. Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área de saúde: o desafio da virada do século. Rev. latino-am. Enferm., Ribeirão Preto, v.6, n.2, p.83-88, abr. 1998.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
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