quinta-feira, 11 de maio de 2017

Um encontro reflexivo...


                                            Resultado de imagem para imagem de turma de aula reflexiva
     Nosso aula presencial desta semana, foi um momento de muitas aprendizagens, trocas de experiências, questionamentos, desabafos e reflexões. Foi realmente um encontro, onde a proposta de trabalho foi ao encontro das nossas necessidades enquanto alunas e/ou professoras, pois, contemplou uma solicitação que acredito ser da maioria do grupo, que é o debate reflexivo a partir de textos estudados, desenvolvendo assim, o pensamento crítico- reflexivo para a prática profissional e para o processo de tomada de decisões. 
     Acredito que esta postura, é fundamental para a construção de sujeitos independentes, com opiniões próprias, questionadores, críticos e autônomos, capazes de refletir e transformar a sua realidade.  
     De acordo com SORDI (1998), para pensar criticamente é necessário estimular o ato reflexivo, o que significa desenvolver a capacidade de observação, análise, crítica, autonomia de pensar e de idéias, ampliar os horizontes, tornar-se agente ativo nas transformações da sociedade, buscar interagir com a realidade.
     Para que isto ocorra, é necessário que o professor desenvolva a capacidade de reflexão sobre a prática. De acordo com  Schön (1992), e sua teoria de prática reflexiva, para formar um profissional reflexivo, é preciso desenvolver três conceitos centrais: a reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação. 
     Voltando ao nosso encontro presencial, posso dizer que nossa noite de  debate e questionamentos nos proporcionou uma ótima reflexão coletiva das nossas práticas, nos permitindo percorrer um caminho de formação profissional baseados na construção e reconstrução das nossas ações.

                                         Imagem relacionada
Referências:
SORDI, M. R. L. de; BAGNATO, M. H. S. Subsídios para uma formação profissional crítico-reflexiva na área de saúde: o desafio da virada do século. Rev. latino-am. Enferm., Ribeirão Preto, v.6, n.2, p.83-88, abr. 1998.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.  
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário