domingo, 7 de maio de 2017

Refletindo sobre as Práticas e os trabalhos com Projetos

                    

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     Lendo os textos “Aprendizagens do Futuro e Projetos de Aprendizagem-Uma Experiência Mediada por Ambientes Telemáticos”, pude perceber com mais clareza e convicção da grande diferença sobre o trabalho com projetos de ensino e projetos de aprendizagem. Se até então, relutava para me convencer da necessidade de se mudar a proposta metodológica nas escolas, agora posso dizer que estou convencida e convicta de que através do trabalho com projeto de aprendizagem, os alunos realmente terão a possibilidade de desenvolver plenamente suas competências e suas habilidades, onde, através da busca de informações que esclareçam as suas indagações sobre a realidade, sejam proporcionados a desenvolver diferentes aprendizagens na construção de novos conhecimentos a respeito de si e do mundo que os rodeia.
     Entretanto, algo que nós professores estamos sempre reclamando e cobrando em nossas falas e reflexões, que é sobre a falta de investimentos, ou seja, sobre a falta de recursos humanos, de material, de suporte técnico, de espaço físico, de formação para professores, de mudança no currículo, de remuneração digna e de um serviço público que de conta dos encaminhamentos especializados e que assegure responsabilidades de alunos, educadores, governo e sociedade, vão de encontro ao que o texto Projeto de Aprendizagens aborda em sua temática, quando diz: ”A estrutura conceitual e física da escola atual limita naturalmente nossas possibilidades de reformular concepções, o que pode ser perfeitamente superado utilizando ambientes virtuais, onde essas limitações espaço-temporais são ultrapassadas”, pois, esta é a realidade da maioria das escolas públicas nas quais trabalhamos, onde não dispomos das mínimas estruturas tecnológicas,  para que se possa desenvolver um trabalho com a proposta de projeto de aprendizagem. Sendo que esta estrutura, aqui relatada, deveria ser no mínimo um ambiente informatizado com um bom suporte técnico de acesso a internet e um profissional qualificadado para assessorar. Pois, de acordo com o texto, ”O trabalho com projetos de aprendizagem propõe uma nova escola, onde os papéis, os tempos, os espaços e as práticas são outras. É portanto fácil de se entender por que os ambientes virtuais disponíveis não contemplam adequadamente a nova proposta.
     Porém, apesar de todos os pesares, também concordo com os autores quando falam que o “trabalho com projetos de aprendizagem, realizado de forma cooperativa, acrescenta uma nova dimensão ao desenvolvimento, a interação sujeito-sujeito, onde se viabilizam as grandes trocas”, e, é isto que nós enquanto professores, no momento dispomos, boa vontade, cooperação, interação, trocas e boas reflexões que o curso e a nossa persistência em acreditar que vale a pena tentar... Tentar novas propostas, novas possibilidades, novas metodologias, novas experiências, novos projetos,...

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