A experiência, por si só, pode ser uma mera repetição, uma mera rotina, não é ela que é formadora. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência.
A experiência é muito importante, mas só se transforma em conhecimento através da análise sistemática das práticas. Uma análise que é individual, mas que é também coletiva, ou seja, feita com os colegas, nas escolas e em situações de formação.
Para Nóvoa(2001), práticas reflexivas, não são inerentes à profissão docente: não são naturais, mas são inerentes: pois são essenciais para a profissão.
É necessário: criar um conjunto de condições, um conjunto de regras, um conjunto de lógicas de trabalho e, em particular, criar lógicas de trabalho coletivos dentro das escolas, a partir das quais - através da reflexão, através da troca de experiências, através da partilha - originar atitude reflexiva de parte dos professores.
Benefícios das Práticas Reflexivas
*Ser um professor reflexivo liberta os professores do comportamento rotineiro.
*Ser um professor reflexivo capacita-o para agir de maneira deliberada.
*ser um professor reflexivo melhora a prática de ensino.
Desafios de uma Prática Reflexiva
Acredito que somos desafiados todos os dias à uma prática reflexiva. Pois, quando praticamos algo, estamos realizando uma ação. Como o próprio ditado diz,"toda ação tem uma reação".
Quando propomos alguma ação junto aos alunos, seja qual for a intencionalidade, estamos também propondo que a partir desta ação haja uma sucessão de reações. Estas reações, ou possibilidades de novas desacomodações, proporcionarão reflexões desafiadoras não só à nossa prática docente, como também a construção do conhecimento dos alunos e ao trabalho coletivo como um todo dentro da escola. Portanto, somos desafiados diariamente a sermos educadores reflexivos.
Escola reflexiva
Assim como os professores, a escola também precisa ser um espaço de contínua reflexão. Se pensarmos na escola como um espaço de formação social, cultural, profissional, ideológica e política, portanto, com a função primordial na educação e na formação do homem para o exercício da cidadania, precisamos fazer com que a escola seja respeitada e comprometida com todos os envolvidos no processo educacional. E, para que isto aconteça, é necessário que a organização da escola precisa ser repensada como um espaço de participação, de diálogo, de reconstrução, de experimentação, de investigação, de formação, de ação e reflexão.
Assim como os professores, a escola também precisa ser um espaço de contínua reflexão. Se pensarmos na escola como um espaço de formação social, cultural, profissional, ideológica e política, portanto, com a função primordial na educação e na formação do homem para o exercício da cidadania, precisamos fazer com que a escola seja respeitada e comprometida com todos os envolvidos no processo educacional. E, para que isto aconteça, é necessário que a organização da escola precisa ser repensada como um espaço de participação, de diálogo, de reconstrução, de experimentação, de investigação, de formação, de ação e reflexão.
"Organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua estrutura e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e formativo." (Alarcão, 2001)
Fonte:
https://pt.slideshare.net/AdrianaGalhardi/oficinas-a-prtica-refelxiva-no-ensino-mdio
https://pt.slideshare.net/AdrianaGalhardi/oficinas-a-prtica-refelxiva-no-ensino-mdio
http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20Reflexiva%20e%20nova%20racionalidade.pdf
Olá! Todas as citações e autores devem estar no formato de refências no final do texto, para consultas futuras. O que inseriu de outros textos que não são construção autoral deverá revisar. Citação de citação é bem mais complexo de criar referências evite-as nesse momento de aprendizagem. Como poderá acontecer a prática reflexiva na escola? Como se oportuniza a reflexão nos espaços educativos?
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
Olá Glauber!
ExcluirEditei minha postagem procurando responder teus questionamentos. Nos dois últimos subtítulos procurei fazer uma escrita mais autoral. Espero que tenha contemplado tua solicitação.
Att, Maria Luiza Goulart