sexta-feira, 21 de abril de 2017

Prática Reflexiva

    
                                                
     A experiência, por si só, pode ser uma mera repetição, uma mera rotina, não é ela que é formadora. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência.
     A experiência é muito importante, mas só se transforma em conhecimento através da análise sistemática das práticas. Uma análise que é individual, mas que é também coletiva, ou seja, feita com os colegas, nas escolas e em situações de formação.
     Para Nóvoa(2001), práticas reflexivas, não são inerentes à profissão docente: não são naturais, mas são inerentes: pois são essenciais para a profissão.
       É necessário: criar um conjunto de condições, um conjunto de regras, um conjunto de lógicas de trabalho e, em particular, criar lógicas de trabalho coletivos dentro das escolas, a partir das quais - através da reflexão, através da troca de experiências, através da partilha - originar atitude reflexiva de parte dos professores.

Benefícios das Práticas Reflexivas

      *Ser um professor reflexivo liberta os professores do comportamento rotineiro.
      *Ser um professor reflexivo capacita-o para agir de maneira deliberada.
      *ser um professor reflexivo melhora  a prática de ensino.


                             Desafios de uma Prática Reflexiva
     Acredito que somos desafiados todos os dias à uma prática reflexiva. Pois, quando praticamos algo, estamos realizando uma ação. Como o próprio ditado diz,"toda ação tem uma reação".
     Quando propomos alguma ação junto aos alunos, seja qual for a intencionalidade, estamos também propondo que a partir desta ação haja uma sucessão de reações. Estas reações, ou possibilidades de novas desacomodações, proporcionarão reflexões desafiadoras não só à nossa prática docente, como também a construção do conhecimento dos alunos e ao trabalho coletivo como um todo dentro da escola. Portanto, somos desafiados diariamente a sermos educadores reflexivos.    

                                            Escola reflexiva
    Assim como os professores, a escola também precisa ser um espaço de contínua reflexão. Se pensarmos na escola como um espaço de formação social, cultural, profissional, ideológica e política, portanto, com a função primordial na educação e na formação do homem para o exercício da cidadania, precisamos fazer com que a escola seja respeitada e comprometida com todos os envolvidos no processo educacional. E, para que isto aconteça, é necessário que a organização da escola precisa ser repensada como um espaço de participação,  de diálogo, de reconstrução, de experimentação, de investigação, de formação, de ação e reflexão.

                      "Organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua estrutura e se                             confronta com o desenrolar da sua atividade num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e                             formativo."  (Alarcão, 2001)



Fonte:   
https://pt.slideshare.net/AdrianaGalhardi/oficinas-a-prtica-refelxiva-no-ensino-mdio
http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/2SF/Lia/Escola%20Reflexiva%20e%20nova%20racionalidade.pdf






      






2 comentários:

  1. Olá! Todas as citações e autores devem estar no formato de refências no final do texto, para consultas futuras. O que inseriu de outros textos que não são construção autoral deverá revisar. Citação de citação é bem mais complexo de criar referências evite-as nesse momento de aprendizagem. Como poderá acontecer a prática reflexiva na escola? Como se oportuniza a reflexão nos espaços educativos?

    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V

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    Respostas
    1. Olá Glauber!
      Editei minha postagem procurando responder teus questionamentos. Nos dois últimos subtítulos procurei fazer uma escrita mais autoral. Espero que tenha contemplado tua solicitação.
      Att, Maria Luiza Goulart

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