Através do texto, Organização da educação escolar no Brasil na perspectiva da gestão democrática: sistemas de ensino, órgãos deliberativos e executivos, regime de colaboração, programas, projetos e ações, dá para perceber claramente a diferenciação entre gestão empresarial e gestão escolar.
Ambas apresentam objetivos claros e específicos, com concepções metodológicas que permeiam propósitos e finalidades distintos.
Uma administração empresarial visa o lucro, o capital, a produtividade e a eficiência. Já, a administração ou gestão escolar tem como objetivo a formação do homem como ser social.
Sendo assim, é inegável e sabido que a escola é uma instituição social dotada de especificidades e, como tal, sua administração deve ser diferenciada da administração empresarial. Isso significa que a escola precisa ser organizada no sentido de que suas ações, que devem ser eminentemente educativas, atinjam os objetivos da instituição de formar sujeitos concretos: participativos, críticos e criativos.
Isto é o que sabemos, queremos e acreditamos.
Portanto, quando afirmamos que somos agentes de transformação e construção dos saberes, que trabalhamos para o pleno desenvolvimento do cidadão e suas potencialidades, afirmamos que a escola é responsável, também, pela formação humana, sendo o aluno, sujeito e objeto no processo de produção e socialização do conhecimento historicamente produzido.
Por isso, acredito numa escola com gestão democrática, onde todos os sujeitos envolvidos no processo educacional são responsáveis pela formação do homem enquanto ser social, tendo seus direitos e suas potencialidades valorizados, respeitados e alcançados.
De acordo com o texto, os objetivos da organização escolar e da organização empresarial não são apenas diferentes, mas, sobretudo, antagônicos, à medida que, enquanto a escola objetiva o cumprimento de sua função de socialização do conhecimento historicamente produzido e acumulado pela humanidade, a empresa visa à expropriação desse saber na produção de mais valia para a reprodução e a ampliação do capital, mantendo, assim, a hegemonia do modo de produção capitalista.
Olá! Importante reflexão sobre os administração escolar. Saber diferenciar essas duas gestões é essencial para poder compreender em que instituição estamos trabalhando e que aluno estamos formando. A postagem possui argumentos, conceitos e faz uma abordagem que promove a reflexão sobre a aprendizagem realizada. parabéns
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD UFRGS