Não tenho dúvida de que a música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais agradável e favorável à aprendizagem.
A Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, tornou obrigatória a inclusão da música como conteúdo nos currículos escolares em toda a Educação Básica.Porém, o objetivo das atividades não é de formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. A música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical em geral é extremamente agradável para a criança. Através da música ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação, desenvolve a criatividade, a coordenação motora e a memória.
Há várias formas de se trabalhar música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos.
"A música é uma língua e pode ser aprendida como as crianças aprendem qualquer língua: ouvindo e imitando". Shinishi Suzuki
Olá! A reflexão apresenta a questão do aspecto legal da música como obrigatoriedade do currículo e traz contribuições de como colocar em prática no contexto escolar. Em algum momento da nossa vida vivenciamos um experiência significativa com música na escola. Além de integrar com os conhecimentos pedagógicos a música torna aquele momento - eterno e significativo. Fazendo relação com a tua publicação me lembro de brincadeiras e jogos cantados e esses tornaram-se eternos na minha vida.
ResponderExcluirFaça novas publicações aprofundando esse assunto, demonstrando situações do cotidiano da escola em relação a teoria apresentando do curso, compartilhe ideias e sentimentos de mudança ou descoberta de um novo conceito. Aguardo novas publicações! Continue pontual nas publicações semanais! Parabéns!