sábado, 9 de abril de 2016

Apenas Brincando (Parte I)



  Nossa aula de Ludicidade e Educação, além de ter sido muito proveitosa e prazerosa, me fez refletir sobre a necessidade do brincar “livre” no recreio da escola. O recreio é sempre uma preocupação, por isso, estamos sempre tentanto monitorar as crianças para as  brincadeiras dirigidas, procurando fazer o tempo todo com que não corram.        Mas correr, é a brincadeira livre preferida deles.
Após assistir ao vídeo, “O Fim do Recreio”, ouvir as considerações da professora e socializar com o grupo algumas vivências, pude refletir e compreender as necessidades das crianças em escolher um brincar espontâneo, onde a brincadeira lhes proporcione uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio, expressando suas criações e emoções, refletindo medos e alegrias.
   Por isso,  aproveito para usar algumas frases do poema  “Apenas brincando” de Anita Wadley, um poema maravilhoso, que descreve este brincar como uma necessidade das crianças frente ao seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo, e que me oportunizou enxergá-los com um outro olhar, um olhar diferente, que vai muito além do simples ato de só ver uma criança a correr,  mas de olhar e enxergar uma criança que será um adulto amanhã.

“Quando você me vê aprendendo a pular, saltar,
Correr e movimentar meu corpo,
Por favor, não diga que estou apenas brincando
Eu estou aprendendo como meu corpo funciona.
Eu estou me preparando para amanhã.

Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.”   

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