Para refletir um pouquinho sobre avaliação...
A Avaliação Emancipatória é um processo contínuo, participativo, diagnóstico e investigativo, intimamente ligado à concepção de conhecimento e currículo,sempre provisório, histórico, singular na medida em que propicia o tempo adequado de aprendizagem para cada um e para o coletivo. A finalidade da Avaliação Emancipatória é diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizar e redefinir rumos a serem percorridos.
Não se reduz a mera atribuição de notas, conceitos ou pareceres para aprovação ou reprovação, já que o processo educacional não pode ser tratado nem reduzido a esses aspectos.
A investigação contínua sobre os processos de construção da aprendizagem demanda rigor metodológico, que se traduz por registros significativos, sinalizando as possibilidades de intervenções necessárias ao avanço e à construção do conhecimento. Os registros garantem também a socialização e construção histórica deste processo, com produções dos alunos como amostras significativas da aprendizagem.Avaliar nesta nova ética é perquirir o sentido da construção realizada, da consciência crítica, da autocrítica, do autoconhecimento, investindo na autonomia, autoria, protagonismo e emancipação dos sujeitos.
Evidentemente que nessa perspectiva está presente o trabalho continuo de replanejamento do processo de ensino posto que tal concepção produz impactos na sala de aula e não somente sobre o processo de aprendizagem do aluno. Portanto, deve assumir caráter educativo, viabilizando ao estudante apropriar-se do seu processo de aprendizagem e, ao professor e à escola, a análise aprofundada do processo dos alunos, oportunizando replanejamento e reorientação de atividades em outros espaços e tempos.
Realmente Maria Luiza, avaliação é uma parte bem importante no processo de ensino e se, nós professores, desejarmos podemos contar com os dados que a avaliação nos fornece para replanejar e reorientar nossa ação e intervenção buscando ensinar nossos alunos com mais qualidade. "Pega ratão" e Prova castigo estão cada vez mais fora de moda, não achas? O que tens a falar de tua prática? Como está acontecendo a avaliação na tua turma e escola? Se tivesse contado tua postagem ficaria mais rica. Qual a relação com o que estamos estudando ou com a tua sala de aula? Bom, eu sei que esta postagem já faz um tempinho que fizestes. Não há necessidade de modificar. Mas fica a dica para as postagens de 2016. E se quiseres dizer mais alguma coisa, escreve aí nos comentários. Depois, por favor me avisa por email ou mensagem moodle para que nosso diálogo fique mais dinâmico. Abraço, Betynha ;0) Tutora PEAD2/UFRGS.
ResponderExcluir